Código de Ética - Spira
NAVEGAÇÃO

Código de Ética

Alguns excertos do Código de Ética da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores subscrito pela Spira:

(…) cada Homem encerra em si a potencialidade criativa e o talento para fazer, em si e nos outros, a diferença entre a riqueza e a pobreza, entre felicidade e a infelicidade, entre a virtude e o erro. Por isso, cada um é responsável, perante todos, pela forma como vive a sua existência terrena.

(…) a empresa [é] como uma comunidade humana, fundada em interesses não coincidentes, mas orientada para finalidades comuns, estruturada segundo o princípio da cooperação e não do conflito, vocacionada para a produção, e, ou comercialização de bens e serviços num mercado global, concorrencial e incerto e, por isso, sujeita a princípios racionais de gestão, de organização e de permanência no mercado.

(…) a empresa [é] um bem social inestimável que tem origem na iniciativa, no risco e na capacidade de indivíduos, mas que só ganha sentido nos fins sociais que prossegue, designadamente na produção de riqueza, na criação de oportunidades de trabalho, na realização dos que nela trabalham e no desenvolvimento social no seu todo.

(…) a ética profissional é a mesma ética da vida privada. Não existem várias éticas na actuação de cada um de nós, mas apenas uma, que não depende de políticas, países ou momentos, mas é caminho para o fim último a que aspiramos para a nossa Vida e para a Humanidade.

(…) a excelência no trabalho quotidiano e na acção empresarial [é] um imperativo ético porque só desta forma podemos corresponder à enorme responsabilidade que temos perante a nossa Vida e no projecto de vida de outras pessoas.

Ter em conta na política da empresa, os interesses da comunidade em que se exerce a actividade, numa lógica de não substituição aos deveres do Estado, mas procurando sempre o desenvolvimento da sociedade.

» Código de Ética da ACEGE (pdf, 688K)

© Spira - revitalização patrimonial
Sede Alentejo:
Rua 5 de Outubro, 20 7920-368 Vila Nova de Baronia (Alvito) | Tel: (+351) 284 475 413

Escritório em Lisboa:
Rua de Campo de Ourique, 169-171 1350-332 Lisboa, Portugal | Tel: (+351) 21 797 45 87