top of page
CAMPO PATRIMÓNIO
Campos de Voluntariado em Património

Os Campos de Voluntariado em Património têm o propósito de envolver os cidadãos de forma activa na defesa e valorização do Património Cultural – um Bem Colectivo que a todos pertence.

 

As intervenções decorrem no quadro do enquadramento legal vigente, liderados por técnicos especializados sendo que, também eles, desempenham um papel determinante na maior consciencialização da natureza e dificuldade do trabalho de recuperação de Património Cultural. 

Abertos a todos os participantes interessados com mais de 18 anos, não discriminando nacionalidades, os Campos têm o propósito de estimular junto de todos os participantes o sentimento de pertença a um Bem Colectivo como é o caso do Património Cultural, revelando-se um dinâmico ponto de encontro de intercâmbio cultural.

Finalmente, os Campos de Voluntariado de Património têm o propósito de promover territórios nos quais existem menos alternativas de atractividade que não a dos recursos de âmbito cultural e natural, gerando estadias prolongadas nos territórios e, consequentemente, uma verdadeira imersão na cultura e modo de estar local, o programa integrando várias visitas e iniciativas de pendor social e cultural. 

Marvão (1).jpg
CAMPO DE VOLUNTARIADO EM PATRIMÓNIO 2025
 
RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA FORTALEZA ABALUARTADA DE MARVÃO:

Seja voluntário na recuperação e valorização da Fortaleza Abaluartada de Marvão! 

De  10 a 23 de Agosto participe na salvaguarda do património de uma das vilas fortificadas mais relevantes de Portugal e, num programa cultural complementar, descubra o território de Marvão. 

Inscrições abertas para todos os maiores de 18 anos que sintam um forte sentido de responsabilidade para com este Bem Coletivo

PARTICIPAÇÃO:

Por ser o ano de lançamento do projecto de Marvão, a participação é totalmente gratuita, incluindo alojamento, alimentação e todos os materiais necessários à realização das actividades. O número de vagas é limitado a 15 participantes.

A FORTALEZA ABALUARTADA DE MARVÃO:

Construída entre os séculos XIII e XVIII, a fortaleza de Marvão domina a Serra de São Mamede e foi adaptada ao estilo abaluartado para defender a Raia luso-espanhola.

 

Integra a Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia, ao lado de Almeida e Valença, ao longo da mais antiga fronteira da Europa. A imponente silhueta da fortaleza de Marvão, no alto da Serra de São Mamede, é hoje símbolo dos laços históricos entre Portugal e Espanha. 

Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos adicionais, pode ser enviado um e-mail para: campopatrimonio@spira.pt.   

logo_RFAR_edited.jpg
logo_Interreg.jpg
logo_Marvão.jpg
Union REMPART.png

PROJECTO ARQUITERRA COFINANCIADO POR

Primeiro Prémio (2018)

Somos o que Comemos

Prémio Nacional de Turismo (2021)

Rotas Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos 

ectn-awards.jpg

Segundo Prémio (2023)

Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design

Finalista Prémio Nacional de Turismo (2023)

Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design

Certificação de Investigação, Desenvolvimento e Inovação 
NP 4457:2021

Mercearia Spira
Rua 5 de Outubro, 40-44
7920-368 Vila Nova da Baronia (Alvito)
Portugal

Contacte-nos

info@spira.pt

(+351) 284 475 205 (chamada para a rede fixa nacional)



(+351) 911 158 698 (chamada para a rede móvel nacional)



O PATRIMÓNIO CULTURAL É O NOSSO MUNDO

2024 © Spira - revitalização patrimonial

bottom of page